Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43237

Comparte esta pagina

Título : O uso do jogo didático “twister químico” no ensino de química orgânica: uma proposta para o ensino de hidrocarbonetos.
Autor : ALVES, Eduarda Duda
Palabras clave : Química – Estudo e ensino; Jogos educativos; Hidrocarbonetos; Aprendizagem cognitiva
Fecha de publicación : 3-may-2021
Citación : ALVES, Eduarda Duda. O uso do jogo didático “twister químico” no ensino de química orgânica: uma proposta para o ensino de hidrocarbonetos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Resumen : É importante no ensino de química estudos a fim de encontrar novas metodologias e abordagens para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos didáticos se mostram então como uma alternativa viável para promover o desenvolvimento da aprendizagem proporcionando aos educadores serem geradores de alternativas prazerosas e dinâmicas para as aulas, permitindo assim, o aprendizado e a integração com a comunidade escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático para trabalhar o conteúdo de Hidrocarbonetos de modo lúdico, nomeado “Twister químico”. O jogo proposto é direcionado aos alunos do ensino médio e tem como objetivo promover, refletir e trazer elementos orientadores do processo de socialização proporcionado pelo jogo didático, do ponto de vista emocional/cognitivo. Em termos pedagógicos, pretende abordar as possibilidades no ensino de química orgânica correlacionando o conteúdo proposto com o cotidiano dos alunos. O jogo é composto por cartas, dados e um tapete. Em cada carta estão as perguntas e pontuações. O vencedor será quem, ao término da partida, acumular maior É importante no ensino de química estudos a fim de encontrar novas metodologias e abordagens para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos didáticos se mostram então como uma alternativa viável para promover o desenvolvimento da aprendizagem proporcionando aos educadores serem geradores de alternativas prazerosas e dinâmicas para as aulas, permitindo assim, o aprendizado e a integração com a comunidade escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático para trabalhar o conteúdo de Hidrocarbonetos de modo lúdico, nomeado “Twister químico”. O jogo proposto é direcionado aos alunos do ensino médio e tem como objetivo promover, refletir e trazer elementos orientadores do processo de socialização proporcionado pelo jogo didático, do ponto de vista emocional/cognitivo. Em termos pedagógicos, pretende abordar as possibilidades no ensino de química orgânica correlacionando o conteúdo proposto com o cotidiano dos alunos. O jogo é composto por cartas, dados e um tapete. Em cada carta estão as perguntas e pontuações. O vencedor será quem, ao término da partida, acumular maior pontuação. Em síntese, o jogo proposto tem como função promover uma maior motivação e interação social nas aulas de química, além da diminuição significativa das barreias construídas pelos educandos em relação a aprendizagem de conceitos químicos. pontuação. Em síntese, o jogo proposto tem como função promover uma maior motivação e interação social nas aulas de química, além da diminuição significativa das barreias construídas pelos educandos em relação a aprendizagem de conceitos químicos.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43237
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ALVES, Eduarda Duda.pdf726,06 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons