Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43237
Comparte esta pagina
Título : | O uso do jogo didático “twister químico” no ensino de química orgânica: uma proposta para o ensino de hidrocarbonetos. |
Autor : | ALVES, Eduarda Duda |
Palabras clave : | Química – Estudo e ensino; Jogos educativos; Hidrocarbonetos; Aprendizagem cognitiva |
Fecha de publicación : | 3-may-2021 |
Citación : | ALVES, Eduarda Duda. O uso do jogo didático “twister químico” no ensino de química orgânica: uma proposta para o ensino de hidrocarbonetos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | É importante no ensino de química estudos a fim de encontrar novas metodologias e abordagens para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos didáticos se mostram então como uma alternativa viável para promover o desenvolvimento da aprendizagem proporcionando aos educadores serem geradores de alternativas prazerosas e dinâmicas para as aulas, permitindo assim, o aprendizado e a integração com a comunidade escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático para trabalhar o conteúdo de Hidrocarbonetos de modo lúdico, nomeado “Twister químico”. O jogo proposto é direcionado aos alunos do ensino médio e tem como objetivo promover, refletir e trazer elementos orientadores do processo de socialização proporcionado pelo jogo didático, do ponto de vista emocional/cognitivo. Em termos pedagógicos, pretende abordar as possibilidades no ensino de química orgânica correlacionando o conteúdo proposto com o cotidiano dos alunos. O jogo é composto por cartas, dados e um tapete. Em cada carta estão as perguntas e pontuações. O vencedor será quem, ao término da partida, acumular maior É importante no ensino de química estudos a fim de encontrar novas metodologias e abordagens para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Os jogos didáticos se mostram então como uma alternativa viável para promover o desenvolvimento da aprendizagem proporcionando aos educadores serem geradores de alternativas prazerosas e dinâmicas para as aulas, permitindo assim, o aprendizado e a integração com a comunidade escolar. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver um jogo didático para trabalhar o conteúdo de Hidrocarbonetos de modo lúdico, nomeado “Twister químico”. O jogo proposto é direcionado aos alunos do ensino médio e tem como objetivo promover, refletir e trazer elementos orientadores do processo de socialização proporcionado pelo jogo didático, do ponto de vista emocional/cognitivo. Em termos pedagógicos, pretende abordar as possibilidades no ensino de química orgânica correlacionando o conteúdo proposto com o cotidiano dos alunos. O jogo é composto por cartas, dados e um tapete. Em cada carta estão as perguntas e pontuações. O vencedor será quem, ao término da partida, acumular maior pontuação. Em síntese, o jogo proposto tem como função promover uma maior motivação e interação social nas aulas de química, além da diminuição significativa das barreias construídas pelos educandos em relação a aprendizagem de conceitos químicos. pontuação. Em síntese, o jogo proposto tem como função promover uma maior motivação e interação social nas aulas de química, além da diminuição significativa das barreias construídas pelos educandos em relação a aprendizagem de conceitos químicos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43237 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALVES, Eduarda Duda.pdf | 726,06 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons